quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Esquizofrenia

Hoje tive exame de Psicopatologia Forense e Carceral e não pude deixar de notar que quase todo o exame falava sobre Esquizofrenia.
Não é um tema muito "bonito" mas de interessante tem muito, isso posso-vos garantir. Ao estudar para esta disciplina, deparei-me com duas frases nos meus apontamentos que até hoje, continua a martelar-me a consciência: "A esquizofrenia pode aparecer até aos 35 anos, sem nunca mostrar sinais até ao primeiro ataque. A esquizofrenia afecta 1 em cada 100 pessoas."
Ora, sendo uma jovem de 23 anos, a primeira frase preocupa-me na medida que ainda tenho 12 anos pela frente para me preocupar com esta Perturbação Mental; não se pode dar nada por garantido, muito menos a saúde física e mental. Quanto à segunda frase, bem, excluindo, momentaneamente, a hipótese de ser Esquizofrénica, e utilizando o Facebook como referência, para aquelas pessoas que têm 300 e tal amigos, lembrem-se....3 dessas pessoas são Esquizofrénicas. Assustador não é?
Se alguma vez, algum amigo vosso vos disser que viu um homenzinho verde no quarto, ou ouviu algo completamente irreal...esse pode ser o principio da Esquizofrenia (isto se, o homenzinho verde ou as "vozes" não tiverem como origem, substância tóxicas ou medicamentos e febres).

Para mais informação...disponha ;)

5 comentários:

Piri-Piri disse...

Tambem estou assustado pois no meu facebook tenho perto de 500 conhecidos e nenhum deles teve sintomas de esquizofrenia, os unicos que conheço não têm facebook ;)
Será o Facebook a cura?

Acho que devias fazer uma tese ;)

Killer Queen disse...

quem sabe..se for, vou investir na tua ideia, que passará a ser minha e ganhar bue milhoes, depois vais me processar..(ondek eu ja vi isto antes?!)
Tu ainda tas em idade de ser esquizofrenico..cuidadinho!

a Gaja disse...

Vá lá que quase que já passo a idade e ainda nada se pronunciou...ou secalhar até já e nem dei a devida importância...às vezes oiço telefones a tocarem que na realidade estão em silêncio. Depois fazes-me um diagnóstico.

Piri-Piri disse...

Silvia isso é muitas horas de trabalho! com eles sempre a tocar ;)

Killer Queen disse...

Amanha, depois de pelo menos 4 garrafas de vinho vazias, eu faço-te o diagnóstico certo ;)